
O Saber em Rede, maior rede de captação de alunos para instituições de ensino superior do Brasil, firmou uma parceria com a Estácio para criar uma iniciativa única: o Indicaê, programa de afiliados gratuito que recompensa financeiramente os participantes por cada nova matrícula gerada na faculdade. O projeto já soma mais de 50 mil embaixadores captados e R$ 5 milhões pagos em comissões.
Para participar, os usuários se cadastram em uma plataforma que disponibiliza materiais de divulgação, conteúdos sobre os cursos, acompanhamento de indicações de alunos e status de pagamentos. A partir disso, eles já podem promover as formações para o seu público e receber por cada venda concluída.
Segundo Laila Martins, CEO do Saber em Rede, o programa não só é uma oportunidade para quem quer começar a empreender e gerar renda extra, mas também para expandir o acesso ao ensino superior. “A ideia é disseminar a educação e o empoderamento financeiro, promovendo conexões entre uma das melhores instituições de ensino do país e pessoas interessadas na área de marketing e vendas”, diz.
Estrutura do programa
Em 2022, o Saber em Rede começou a criar o Indicaê junto da Estácio a partir de uma metodologia proprietária. A edtech, que é residente do Cubo Itaú, maior hub de startups da América Latina, traz uma estrutura transparente de comissionamento e uma plataforma totalmente gamificada, com treinamentos e suporte contínuo para o usuário.
“Muitos afiliados são alunos da Estácio, o que lhes permite testar suas habilidades em um ambiente seguro, mas conectando-se ao mercado real”, afirma Laila. “Essa experiência ajuda a desenvolver competências importantes, como automotivação, gestão do tempo e negociação, que são úteis em qualquer área de trabalho”, completa.
Ainda vale destacar que há usuários que são influenciadores, sites especializados e blogueiros com audiências engajadas. Por conta disso, muitos alunos chegam para se matricular porque já confiam nesses criadores de conteúdo, inclusive recebendo apoio, orientação e suporte deles no processo de ingresso no ambiente acadêmico.
Para a CEO, essa possibilidade beneficia tanto o estudante quanto a instituição de ensino. “De um lado, há uma transição facilitada e inclusiva para o ensino superior de qualidade. De outro, a faculdade possui um ROI (Retorno Sobre o Investimento) previsível, já que pode colaborar com um grande número de parceiros simultaneamente e os pagamentos só ocorrem quando há resultados, como vendas ou leads qualificados”, explica.
Futuro do projeto
O objetivo de ambas as empresas é expandir cada vez mais o Indicaê. Para fazer isso, as companhias não apenas pretendem aumentar as suas operações, mas também criar novas parcerias com influenciadores e plataformas de conteúdo. “O futuro é promissor”, destaca Laila. “À medida que mais pessoas buscam aprendizado online e modalidades de ensino flexíveis, podemos também abrir novos caminhos dentro da educação”, finaliza.
João Sales Alves 11988068261 [email protected]